segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Os olhos de Omran Daqneesh



Nosso amor saiu no noticiário das oito
Ninguém percebeu
Entre aquela notícia forjada e a outra notícia espetacular
Disseram: "E agora vamos às notícias locais:
Voluntários procuram soluções alternativas para evitar o abandono de cães nessas noites frias de inverno"
Quando vi que era sobre nós que eles estavam falando
Liguei urgente pra você, mas caiu na caixa
Tentei ver se você estava on-line, mas nem sinal
Deixei recados em todos os endereços eletrônicos e nada
A notícia já se adiantava 
A repórter fazia aquele passo ensaiado e lento em frente às câmeras enquanto falava:
"No inverno é sempre o mesmo quadro, centenas de cães perambulam sem rumo pelas ruas..."
Minhas mãos tremiam de ansiedade
Toda nossa história no noticiário mais importante do dia
Enquanto eu procurava você, fiquei sabendo que um atentado do Al Shabad fez 13 vítimas na Somália
Lembrei que eu tinha que conferir meus cartões da loto
Afinal, nosso romance andava tão confuso que eu poderia até ter mais sorte no jogo
Digitei: "Resultado dos...", que me levou para uma notícia de um casamento na Turquia
Pouco mais de cinquenta pessoas foram mortas em um atentado terrorista
Mais de meia centena de pessoas
Mortas
Em um casamento
Por coincidência o apresentador mostrava agora a notícia de um bolo de noiva gigante que trinta padeiros fizeram para homenagear as mulheres de uma pequena cidade
Partiu meu coração pensar que você não estava vendo aquilo
Uma notícia local que nos afetava diretamente
Foi através de você que eu ouvi falar a primeira vez do "Food not Bomb"
Eu sei que se os jornais do nosso país falassem de crimes de guerra como tortura, estupro ou desaparecimentos forçados 
Seriam crimes de guerra como tortura, estupros e desaparecimentos forçados em algum outro país bem distante daqui
Algo que quando em destaque comoveria o mundo todo por alguns momentos
Um atentado em Aleppo e o garotinho sírio coberto de pó e sangue
Sentado quietinho numa grande poltrona à espera de ser atendido num hospital na Síria
Seus olhinhos perplexos e a mudez ressoando por dentro
Como se a bomba que explodiu no meio da sala de sua casa  ainda estourasse uma duas e mil vezes
O silêncio da mídia é tão constrangedor quanto o silêncio nos olhos de Omran
Falar sobre Omran e não dar um destaque maior para o nosso amor é constrangedor
Por isso lamento profundamente não ter conseguido avisar você
Os voluntários indo as ruas e recolhendo os cães abandonados com o mesmo espírito daqueles jovens em Daraa 
Presos e torturados por pixarem slogans revolucionários nos muros de uma escola
Depois os protestos em prol da democracia e essa guerra toda provocando ondas e ondas de ódio 
E nossas conversas sobre onde isso tudo começou
Da necessidade de morarmos todos juntos e usarmos só o suficiente pois o extraordinário é demais
Foi em julho daquele ano que nos conhecemos
Naquela padaria de esquina, a televisão ligada nesse mesmo noticiário
As forças de segurança abrindo fogo contra os manifestantes
Estávamos com os olhos grudados na tela
Mas fomos interrompidos pelo ganido de um cãozinho
O dono da padaria chutou-o pra fora 
E você começou a gritar e agarrou o cão debaixo dos pés do dono da padaria
E ele começou a nos xingar de revoltados do sistema
E eu também comecei a gritar
Os olhos de Omran são os mesmos olhos daquele cãozinho
Os olhos de Omran são os olhos do amor
O silêncio de Omran é constrangedor por revelar silêncios mais constrangedores ainda
O silêncio da mídia é uma faca só lâmina
O silêncio é o barulho da bomba ressoando uma duas mil vezes dentro do pequeno coração de Omran

Nenhum comentário: